< Artistas

Pablo Barragán

Clarinete

Pablo Barragán

«Esta noite foi Pablo Barragán quem o deixou encantado. Além do seu estilo de execução perfeito em todos os aspetos, foi precisamente o seu tom comovente que o manteve com a respiração suspensa em suspense.» (Westdeutsche Zeitung)

O clarinetista Pablo Barragán é reconhecido pelo seu som refinado, aliado a uma grande habilidade técnica, carisma no palco e curiosidade ilimitada pela programação das suas apresentações.

Pablo Barragán estudou no Conservatório de Sevilha com Antonio Salguero e com Matthias Glander na Fundação Barenboim-Said, em Sevilha. É vencedor do Prix Crédit Suisse Jeunes Solistes em 2013, entre outros concursos. Trabalhou com orquestras como a Brucknerhaus Orchestra Linz, a Orquestra Sinfónica de Barcelona, a Orquestra Sinfónica de Hamburgo, a Orquestra Sinfónica da Radio Televisión Española e a Orquestra Filarmónica Eslovaca, com maestros como Anja Bihlmaier, Thomas Dausgaard, Daniel Raiskin e Zsolt Hamar.

Pablo Barragán é um dos clarinetistas e parceiros de música de câmara mais procurados. Tem a honra de trabalhar regularmente com músicos maravilhosos como Elena Bashkirova, Beatrice Rana, Kian Soltani, Yuliana Avdeeva, Emmanuel Pahud, o Quarteto Modigliani, o Trio Sitkovetsky, o Quarteto Cremona e o Quarteto Schumann. Os seus convites para música de câmara incluem apresentações na Elbphilharmonie Hamburg, na Philharmonie Köln, na Konzerthaus Dortmund, no Rheingau Music Festival, no Classiche Form, no Martha Argerich Festival, no Wigmore Hall London e na Tonhalle Zurich.

Na temporada 2025/26, Pablo Barragán realizará vários concertos a solo com orquestra, abrindo a temporada da Orquestra de Câmara de Colónia sob a direção de Christoph Poppen com dois concertos para clarinete: o Concerto de Câmara de Hartmann e o Concerto para Clarinete de Mozart. Seguir-se-ão outros compromissos orquestrais com a Filarmónica de Baden-Baden, a Orquestra Sinfónica de Castela e Leão sob a direção de Vasily Petrenko, a Filarmónica Janáček de Ostrava sob a direção de Tania Miller, a Orquestra NFM Leopoldinum de Wrocław sob a direção de Michael Collins e a Orquestra de Câmara Franz Liszt na América do Sul.

Como músico de câmara muito procurado, atuará com o Quarteto Modigliani na Elbphilharmonie Hamburg e na Alte Oper Frankfurt, bem como com o Jerusalem Chamber Music Festival Ensemble no Festival Stradivari em Cremona e em Maribor. Em conexão com a sua última gravação, «Balagan», muito popular entre os críticos musicais internacionais, será convidado na Brucknerhaus Linz, no Lugano Arts Centre e no Wigmore Hall London, juntamente com Noa Wildschut e Amadeus Wiesensee.

A curiosidade e o espírito criativo de Pablo também se refletem nas suas duas gravações mais recentes, «Szinergia» e «Balagan». «Balagan», lançado em julho de 2024 pela editora Accentus, centra-se em obras de compositores judeus do século XX, incluindo Paul Schoenfield, Ernest Bloch, Claude Vivier e Darius Milhaud. «Szinergia», lançado em outubro de 2024, apresenta a primeira gravação de Pablo com uma orquestra de câmara, neste caso a Orquestra de Câmara Franz Liszt. A gravação centra-se no Concerto de Câmara de Hartmann e em emocionantes arranjos das Danças Romenas de Bartók, Divertimento de Weiner, Dança Dupla de Kodály e Callejon del Muro de Paco de Lucia.

Scroll to Top